terça-feira, 26 de maio de 2009

Sozinhos no Universo?


Infinitas galáxias povoam esse universo imensamente desconhecido. Infinitos sóis e seus planetas nos envolvem.

Agora, a pergunta clássica: a vida como a conhecemos seria uma prerrogativa apenas do nosso sistema solar? E com um sol de pequena grandeza como o nosso?

Os estudos, pesquisas e mesmo especulações não chegam a nenhuma conclusão, penso mesmo que nunca chegarão.

Sozinhos estamos e ficaremos...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Charles Darwin


Duzentos de Darwin estão se passando desapercebidos, uma pena, pois a esse revolucionário da Ciência devemos todo um arcabouço de outras ciências, como a Biologia, Antropologia e até a Medicina. A teoria da Seleção Natural foi uma grande descoberta para a humanidade, explicando de forma científica a origem das espécies e sua evolução. Ele foi um dos gênios da humanidade!

terça-feira, 17 de março de 2009

Mais que um Filme


O Franco Atirador foi um filme (1977) estrelado por De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken e John Savage cujo centro da questão nos mostra amigos do peito que vão à guerra e dela, alguns, voltam traumatizados para sempre.
Seria só isso?
Seu diretor, Michael Cimino que, sendo considerado um maldito nos meios formais cinematográficos, conseguiu o grande feito de driblar a turma de Hollywood e arrebatar cinco Oscars e nove indicações. Pagou por isso: foi deixado depois na geladeira e teve as asinhas devidamente cortadas.
Mas, felizmente, o recado (e que recado!) fora dado, pois ninguém sai ileso depois de assisti-lo e, para os que se propõem a dar um mergulho mais profundo, fica a indagação:
Quem foi o vencedor? Quem foi o vencido?
Detalhe: Cimino não sabia patavina de Vietnã, mas, com certeza, sabia e conhecia muito bem a alma humana.
Vejam, se quiserem!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval e Sociologia


Não fosse o grande sábio Émile Durkeim (1858-1917) ter firmado os principais postulados da Sociologia como ciência e ainda estaríamos engatinhando nessa ciência. Importante Ciência, não pensem ser simples examinar os movimentos sociais com seus fenômenos quase inexplicáveis.

Na explosão carnavalesca os laços de repressão social se afrouxam e a questão da anomia, tão bem descrita por Durkeim, fica imersa, escondida. Mas a quarta-feira de cinzas não encerra com o problema da anomia, mas o torna mais visível ainda.

A anomia envolve grupos sociais que não se adaptam às regras sociais de espécie alguma, seriam mendigos e párias? Talvez. Em termos de Ciências Humanas não podemos ter certeza de absolutamente Nada.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Grande Depressão de 1929


Economistas, historiadores e cientistas políticos têm criado diversas teorias para a causa, ou causas, da Grande Depressão, com surpreendente pouco consenso. A Grande Depressão permanece como um dos eventos mais estudados da história da economia mundial. Teorias primárias incluem a quebra da bolsa de valores de 1929, a decisão de Winston Churchill em fazer com que o Reino Unido passasse a usar novamente o padrão-ouro em 1925, que causou massiva deflação ao longo do Império Britânico, o colapso do comércio internacional, a aprovação do Ato da Tarifa Smoot-Hawley, que aumentou os impostos de cerca de 20 mil produtos no país, a política da Reserva Federal dos Estados Unidos da América, e outras influências.
Segundo teorias baseadas na economia capitalista concentram-se no relacionamento entre produção, consumo e crédito, estudado pela macroeconomia, e em incentivos e decisões pessoais, estudado pela microeconomia. Estas teorias são feitas para ordenar a sequência dos eventos que causaram eventualmente a implosão do sistema monetário do mundo industrializado e suas relações de comércio.
Outras teorias heterodoxas sobre a Grande Depressão foram criadas, e gradualmente estas teorias passaram a ganhar credibilidade. Estas teorias incluem a teoria da atividade de longo ciclo e que a Grande Depressão foi um período na intersecção da crista de diversos longos e concorrentes ciclos.
Mais recentemente, uma das teorias mais aceitas entre economistas é que a Grande Depressão não foi causada primariamente pela quebra das bolsas de valores de 1929, alegando que diversos sinais na economia americana, nos meses, e mesmo anos, que precederam à Grande Depressão, já indicavam que esta Depressão já estava a caminho nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente, a teoria mais em voga entre os economistas é de Peter Temin. Segundo Temin, a Grande Depressão foi causada por política monetária catastroficamente mal planejada pela Reserva Monetária dos Estados Unidos da América, nos anos que precederam a Grande Depressão. A política de reduzir as reservas monetárias foi uma tentativa de reduzir uma suposta inflação, o que de fato somente agravou o principal problema na economia americana à época, que não era a inflação e sim a deflação.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

São Sebastião e o Rio


Devotos e não devotos, todos se rendem ao fato e ao feriado de São Sebastião do Rio de Janeiro. É por isso que, sendo daqui, estou prestando minha simples e sincera homenagem a esse Santo que mobiliza toda a Cidade Maravilhosa.

E vou à procissão vestido de vermelho!